O trabalho realizado à frente da Secretaria de Estado da Educação de Goiás levou lideranças políticas a defenderem que a professora Fátima Gavioli dispute uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Após deixar a pasta, onde permaneceu por 7 anos e 3 meses, ela tem recebido reconhecimento de lideranças políticas em diferentes regiões do estado.
O ex-prefeito de Planaltina de Goiás, Delegado Cristiomário, destacou durante sessão da Câmara Municipal, que concedeu o título de cidadã planaltinense à professora Fátima, que torce pela eleição dela. “Eu torço pelo sucesso da senhora. Vai ser uma pessoa qualificada na Câmara Federal e que vai levar o discurso da educação a sério lá, afinal, educação é o que transforma a vida das pessoas”, afirmou.
O delegado também ressaltou que pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa e defendeu que, com a eleição dos dois, a região terá maior representatividade política. “Nós somos uma região grande, uma região que tem muito eleitor, uma região que merece representação. A gente não pode ficar eternamente dependente dos outros, dependente de migalhas”, destacou o pré-candidato a deputado estadual Delegado Cristiomário.
Foi unânime entre os vereadores o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Fátima Gavioli na educação estadual. Todos destacaram a mudança no cenário das unidades escolares. Uma das falas foi do vereador João do Sindicato. “Hoje o padrão das escolas do estado é um luxo. Você chega em qualquer escola do estado e se sente orgulhoso pelo trabalho que foi feito nas escolas em nível estadual.”
O prefeito Zezinho do Planalto ressaltou a importância das políticas criadas pela ex-secretária e destacou, como principal exemplo de apoio aos municípios, o programa AlfaMais Goiás, que levou Planaltina a alcançar destaque na alfabetização em Goiás.
A solenidade foi presidida pelo vereador Professor Lincon, autor da proposta que concedeu a honraria à educadora. A homenagem foi oficializada por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 40, de 12 de junho de 2025, aprovado pelo plenário da Casa de Leis. O documento destaca os relevantes serviços prestados por Fátima Gavioli ao município e ao estado de Goiás, especialmente na área educacional.
Durante a solenidade, a professora Fátima Gavioli afirmou que a homenagem fortalece ainda mais seu compromisso com a cidade e seus moradores. “Eu vou cuidar de Planaltina não é pela placa, é pela consideração com todos os moradores. Eu gosto de cuidar do povo, mudar a vida das pessoas por meio da educação”, declarou.
