Com apoio maciço de educadores e lideranças regionais, ex-secretária de Educação lança pré-candidatura a deputada federal e promete levar a voz da categoria ao Congresso Nacional


Mais de 300 pessoas participaram, na noite desta segunda-feira (22), em Jussara, de um encontro em homenagem à ex-secretária de Estado da Educação de Goiás e pré-candidata a deputada federal, Fátima Gavioli. Professores, gestores, coordenadores, lideranças e moradores da região lotaram o evento, que reuniu representantes de 25 unidades escolares — seis municipais e 19 estaduais — de pelo menos oito municípios.

O encontro foi marcado pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Fátima durante os sete anos em que comandou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ao longo da noite, educadores destacaram os avanços na infraestrutura escolar, a valorização dos profissionais da educação e os investimentos que contribuíram para elevar os indicadores do ensino em Goiás.

Fátima deixou o comando da Seduc em 1º de abril para disputar uma vaga na Câmara Federal. As políticas educacionais implantadas durante sua gestão seguem sendo executadas pela secretária Helena da Costa Bezerra e pelo governador Daniel Vilela.

Um dos momentos mais aguardados da noite foi a apresentação dos investimentos realizados em Jussara. Somando recursos do Programa Reformar, obras em andamento e Bolsa Estudo, os investimentos na educação do município chegaram a R$ 11,7 milhões durante a gestão de Fátima. Atualmente, a rede estadual atende 1.810 estudantes em Jussara e 5.024 em toda a Regional de Educação.

“Por que não temos um professor no Congresso?”

Ao falar sobre sua pré-candidatura, Fátima defendeu maior participação dos educadores nos espaços de decisão política e criticou a ausência de representantes da educação básica no Congresso Nacional e citou a presidência da Comissão de Educação do Congresso, assumida por Nikolas Ferreira..

“O Nikolas é muito inteligente, tem a linha dele, a defesa dele, mas ele não tem representatividade porque não conhece a realidade da educação, não conhece nossas pautas, nossos anseios nem nossos sonhos enquanto educadores. Não sabe como era nem como é a realidade de uma escola pública”, afirmou.

A ex-secretária também questionou a baixa presença de professores na política. “O fato de não ter um de nós lá na Câmara Federal é o motivo pelo qual Nikolas Ferreira, que nunca pisou numa escola pública na vida, assumiu a Comissão da Educação. Eu estou disposta a dar seguimento no propósito de levar a educação de Goiás para o Brasil. Com a permissão de Deus, nós estaremos juntos a partir do ano que vem, trabalhando cada vez mais pela educação brasileira”, declarou.



Reconhecimento ao legado
A coordenadora regional de Educação de Jussara, Kelly Cristina, destacou a parceria construída ao longo dos últimos anos. “Nós estamos aqui porque conhecemos e admiramos seu trabalho. Hoje, nossa educação está no caminho certo. Estamos aqui para trabalhar juntos em prol da democracia e da representatividade da nossa categoria. Assim como a professora Fátima fez diferença na realidade das nossas escolas, vamos fazer diferença na sociedade brasileira.”

Representando os profissionais da educação, a professora Joana D’Arc lembrou as transformações promovidas na rede estadual. “Foram 748 escolas reformadas ao longo de sete anos. Tínhamos 100 escolas de placas; dessas, 68 foram demolidas e feitas de alvenaria e outras 40 estão em andamento. A professora Fátima honrou cada estudante, dando a oportunidade de dignidade, uniformes, tênis, materiais escolares e, acima de tudo, priorizou a qualidade da educação e valorizou os educadores.”

O presidente da Câmara Municipal de Jussara, Francisco José Correia, o Chiquinho, ressaltou os resultados da gestão. “Ela transformou o estado de Goiás em obra, em escola. Hoje, a educação do estado foi transformada para melhor. E nós estamos aqui reconhecendo o trabalho da Fátima Gavioli e dizendo que o time liderado por Ronaldo Caiado e Daniel Vilela é um time de realizações.”


O deputado estadual Virmondes Cruvinel também destacou os resultados alcançados pela educação goiana. “A educação dá oportunidade para todos. Quando a gente olha para o Ideb, Goiás está em primeiro lugar. Isso é um orgulho. Hoje, a gente pode dizer, em qualquer lugar, que a educação de Goiás tem compromisso de verdade com a comunidade porque pode ser vivenciada em todos os municípios goianos.”