Os investimentos em tecnologia na rede estadual de ensino de Goiás, conduzidos pela secretária de Educação, Fátima Gavioli, foram reconhecidos nacionalmente pelo Censo Escolar 2025. Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram que o Estado já universalizou o acesso à internet de alta velocidade em todas as unidades escolares da rede estadual.
Um dos números que mais chamam atenção é a expansão dos equipamentos digitais nas escolas. Em 2019, a rede estadual contava com apenas 1.064 chromebooks. No levantamento de 2025, esse número saltou para 106.270 dispositivos, ampliando significativamente o acesso dos estudantes às ferramentas tecnológicas.
Outro avanço importante é a instalação de lousas digitais em 79% das unidades escolares, recurso que contribui para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Além disso, todas as escolas receberam laboratórios móveis de informática, enquanto os laboratórios tradicionais passaram por processo de modernização, com atualização dos equipamentos.
A transformação tecnológica na rede começou com o Conectar Goiás, programa criado pelo Governo de Goiás para garantir internet de alta velocidade e qualidade em todas as escolas públicas estaduais. A partir dessa infraestrutura, foram estruturadas iniciativas como o GoiásTec, que leva o ensino médio mediado por tecnologia a comunidades remotas, e a Jornada para o Futuro, que oferece cursos em Inteligência Artificial e Desenvolvimento Web, preparando jovens para as profissões digitais.
Segundo Fátima Gavioli, a conectividade é apenas o primeiro passo no processo de modernização da educação “Vamos seguir investindo na formação dos professores, na entrega de dispositivos, na ampliação da qualidade da internet, sempre com o uso eficiente dos recursos públicos”, afirma.
Entre as ações implantadas pela Secretaria de Educação está também o programa de cedência de chromebooks para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além da entrega de notebooks para professores da rede estadual.
Desde 2019, o Governo de Goiás já investiu mais de R$ 1 bilhão em tecnologia educacional, ampliando a infraestrutura digital das escolas e fortalecendo a inovação pedagógica na rede estadual.